Em primeiro lugar, gostaria de deixar bem claro que eu ADOREI esse filme. Primeiramente pelo seu estilo ser bem do jeito que eu gosto. Em segundo lugar, por apresentar um jogo psicológico muito bem elaborado… Mas deixemos os detalhes para serem comentados a seguir.

Hard Candy é uma produção canadense-americana de 2005, dirigida por David Slade, e estrelada por Ellen Page e Patrick Wilson. O filme retrata toda uma situação onde duas pessoas (Hayley e Jeff) iniciam uma conversa online, marcando um encontro logo após. Ao se encontrar com Jeff, Hayley dá a impressão de ser uma garota comum, estudiosa, culta e esperta. Já Jeff, se apresenta como um fotógrafo de sucesso e é perceptível certo tipo de interesse nos olhares de ambos. Apesar das idades terem grande diferença (Hayley possui 14 anos, enquanto Jeff tem lá pros seus 32), eles não parecem se importar tanto… E a conversa se prolonga. Certo momento, ela o desafia a levá-la para a casa dele depois de alguns poucos comentários, o que o leva a aceitar seu desafio e iniciar o pior dia da sua vida.

Ao chegar na casa de Jeff, continuam suas conversas enquanto Hayley prepara vodka com suco. Ela bebe sem nenhum problema, mas Jeff sente-se tonto até desmaiar. Ele acorda preso numa cadeira, e é a partir daí em que a história se desenrola. Hayley faz afirmações e inicia um jogo psicológico intenso, revelando que o fotógrafo, por ter problemas com auto-aceitação e solidão, sofre de efebofilia, ou seja, atração sexual acentuada por adolescentes. Já ela, demonstra ser uma psicopata capaz de fazer de tudo para conseguir o que quer.

Como um bom filme de drama/suspense, Hard Candy deixa em aberto as possibilidades de término do filme. É fácil de entender, de decifrar, mas complicado de se analisar a partir de um ponto de vista superficial. Apenas uma coisa me incomodou: o final não é tão claro. Gostaria que explicasse mais os motivos dos atos da Hayley, apesentando também quem ela realmente é.

Tirando o pequeno problema do final, o filme é altamente recomendável para amantes dos gêneros. Deixo vocês com o trailer do filme para dar o gostinho e a vontade de assistir, rs. Espero que gostem e até o próximo post!

 

Anúncios